segunda-feira, 13 de abril de 2015

AS ACADEMIAS

O surgimento das academias veio marcar uma nova fase na sua história. Até então, a Capoeira era aprendida e praticada, se qualquer critério, nos mercados e feiras, no cais do porto e em pontos ermos da cidade.

Na Bahia, o uso do berimbau deu um caráter lúdico às rodas.

Mestre Bimba funda em 1932, o Centro de Cultura Física e Capoeira Regional, o primeiro a obter registro oficial através do certificado expedido pelo Secretário de Saúde e Assistência Pública, assinado pelo inspetor técnico Dr. Clemente Guimarães, em 9 de julho de 1937, Outro grupo também foi o de Gengibirra, sob o direção de Livino Diogo e Daniel Coutinho. Mais tarde, Vicente Ferreira Pastinha, o Mestre Pastinha, transferiu-se para o Pelourinho, onde passou a atuar por muitos anos, num velho casarão.

Ambas as academias criaram métodos, regulamentos e códigos de honra, bem como horários fixos e demonstrações para estudiosos e interessados.

Os seguidores de Pastinha praticavam um jogo mais lento e rasteiro que ficou conhecido como Capoeira Angola. Mestre Bimba designa Capoeira Regional Baiana, por ter nela introduzido uma série de inovações nos golpes adaptados de outras lutas. Sinhozinho ensina em Copacabana e Ipanema a Capoeira denominada Primitiva ou Utilitária, que não utiliza música.

Antes de Mestre Bimba ter feito a adaptação da Capoeira Regional, esta luta era somente conhecida como Capoeira.

OS MELHORES DIAS

Sem dúvida alguma, depois do aparecimento das academias e do reconhecimento da Capoeira como desporto pelo MEC, em 26 de dezembro de 1972, sugiram os melhores dias para o esporte, não só pelos locais de aprendizado, mas pela seriedade com que o ensino se revestia através do horário, das regras e da disciplina.

Pessoas de melhores condições sociais passaram a praticá-la e a Capoeira foi deixando de ser considerada sinônimo de vadio, malandro, capadócio e mau elemento. Como consequência, as portas dos clubes sociais, associações esportivas, colégios, universidades e unidades militares se abriram para a Capoeira.

Para satisfazer a curiosidade das pessoas, inúmeros conjuntos começaram a fazer apresentações de caráter mais folclórico, com o apoio de empresas de turismo, inclusive no exterior.

No próximo artigo, vamos transcrever na integra o parecer do General Jary Jordão Ramos, Consellheiro Redator de CND, enviado ao Brigadeiro Jeronymo Baptista, Presidente do CND, solicitando a reconhecimento da Capoeira como desporto.

Nenhum comentário:

Quem Somos

authorAssociação de Capoeira Nagôas fundada em 1996, com sede em Petrópolis - RJ
Saiba mais →