VOCABULÁRIO DA CAPOEIRA
1 - Abadá - Calça de capoeira / camisolão comprido e folgado usado pelos nagôs, semelhante ao traje nacional da Nigéria.
2 - Abala - do verbo abalar. "Por-se em movimento".
3 - Acarajé - Bolinho da culinária afro-baiana, feito de massa de feijão fradinho.
4 - Adufe - Pandeiro quadrado, usado amais de cem anos. A palavra vem do árabe ad-duff.
5 - Agogô - Instrumento de percussão utilizado na capoeira, de origem africana.
6 - Amazonas - Toque de berimbau.
7 - Angola - Nome de um país africano / um estilo tradicional da capoeira, a primeira capoeira.
8 - Angoleiro - Quem pratica a capoeira angola.
9 - Apelido - nome de guerra dado a um capoeira, geralmente ganha o apelido no batizado.
10- Arame - Fio de aço do berimbau, geralmente é arame de pneu.
11- Armada - Golpe de capoeira, gira o tronco, elevando a perna fazendo um semicírculo no ar.
12- Armada Pulada - Armada, elevando a perna que está no chão.
13- Arrastão -Golpe
em que o capoeira coloca as mãos na parte extrema das pernas
do adversário e puxa-os para o lado ou para frente, empurrando
com o corpo com o objetivo de derruba-lo.
14- Aruanda - Lugar onde moram os orixás, cantados até hoje nas rodas.
15- Asfixiante - Soco aplicado na garganta do oponente.
16- Atabaque -
Tambor primário utilizado na capoeira, feito com pele de
animal distendida sobre um pau oco e percutida com as mãos e é de origem
árabe.
17- Aú
- Movimento acrobático conhecido como estrela, de um lado para
outro se ergue às pernas apoiando as mãos no chão ficando de ponta
cabeça com as pernas abertas e em seguida cai com uma perna e
depois a outra, fazendo um semicírculo no ar.
18- Aú Agulha
- Estrela onde o indivíduo une as duas pernas no alto e,
realizando movimento de repulsão com as mãos, dá um salto e cai em
pé.
19- Aú Amazonas - Aú mortal, deita o corpo no ar e dá um giro de 360º, caindo em pé. Parafuso.
20- Aú Bandeira - Salto com apoio ao berimbau onde o indivíduo une as duas pernas lateralmente.
21- Aú Camaleão - Estrela onde o indivíduo dobra o braço, e sai caindo na negativa.
22- Aú Chibata - Estrela somente com uma mão de apoio no chão, onde a mão é do mesmo lado da perna que inicia o movimento.
23- Aú de Coluna
- Movimento onde o indivíduo inicia com uma meia-lua de
compasso e quando sua perna está no alto, solta com a outra perna uma
meia-lua de frente, caindo com a perna que iniciou o movimento,
tirando em seguida a mão desse mesmo lado do chão,
impulsionando a outra mão para finalizar o movimento caindo em
pé.
24- Aú Dublê
- Estrela em que o capoeirista quando está no alto vira a
cintura em sentido de uma ponte com uma perna só, tira a mão contrária
à perna do chão, dando impulso com a outra mão para subir o
corpo e finalizar o movimento caindo em pé.
25- Aú Fininho -
Estrela onde o indivíduo inicia apoiando somente uma mão no
chão, para no alto na posição da bananeira e finaliza retornando
ao mesmo lugar sem completar a estrela.
26- Aú Martelo - Estrela em que o indivíduo para no alto, planta bananeira e bate as pernas esticadas paralelamente.
27- Aú Morcego
- Movimento em que o capoeirista coloca uma mão no chão e da
uma estrela com as pernas dobradas, estica-as para frente, chutando
seu adversário com as duas pernas, e em seguida apóia a outra mão
no chão, caindo em pé na posição aú agulha.
28- Aú Mortal - Aú sem as mãos no chão.
29- Aú Palito
- Estrela em que o indivíduo para no alto, tira uma das mãos
do chão , ficando na posição de bananeira com uma mão só, em
seguida finaliza o movimento completando a estrela.
30- Aú Pico - Faz uma estrela, abaixa, coloca a cabeça no chão e faz um pico.
31- Aú Pirulito
- Movimento saindo da meia-lua de compasso, onde o indivíduo
apoia somente uma mão no chão, gira o corpo e, em seguida,
apoia a outra mão no chão completando uma volta de 360º.
32- Aú Quebrado - Entre com os cotovelos apoiados no chão.
33- Aú Role - Estrela onde o capoeirista cai na negativa e sai no role.
34- Aú Santo Amaro - O indivíduo faz uma estrela e ao tocar uma perna no chão faz outra estrela para o lado oposto.
35- Aú Tesoura - Estrela onde o capoeirista para no alto e cai dando uma tesoura no adversário.
36- Aú Virgulino - Movimento em que o indivíduo sai na meia-lua de compasso, enverga o corpo e finaliza o movimento num aú agulha.
37- Aviso - Toque de berimbau usado para avisar a chegada do capitão-do-mato, feitor ou polícia.
38- Axé - Energia boa na roda, quanto estão todos respondendo o coro e batendo palmas.
39- Balão Cinturado
- Golpe em que o indivíduo, de costas para o oponente,
abaixa-se, encaixa sua cintura abaixo da cintura de seu adversário,
fazendo uma alavanca, puxa-o pelos braços e arremessa-o no chão
lateralmente / jogo combinado de acrobacias.
40- Bamba - Alguém perito no jogo da capoeira, sabe tudo.
41- Bananeira - Posição em que se fica de cabeça para baixo com o corpo apoiado pelas mãos e as pernas para cima.
42- Banda - Golpe desequilibrante, onde o pé do capoeira acerta o pé de apoio do oponente.
43- Banda de costas - O capoeira pega o oponente por trás, fazendo uma alavanca com a perna a e empurrando o peito com a mão.
44- Bangalô - Rancho de palha, casa de palha bem rústica.
45- Banzo - Doença da tristeza, saudade, nostalgia.
46- Baraúna - Árvore grande. Termo tupi de ybiráuna, a madeira preta.
47- Barra-vento
- Termo náutico: “lado onde sopra o vento”. Toque de atabaque
para o jogo de “maculelê” com facão é mais rápido que o maculelê.
48- Bate-coxa - Variante de capoeira, onde improvisa -se uma roda, a luta para quando um dos lutadores desiste.
49- Batizado
- Onde o capoeira faz o seu primeiro jogo oficial, jogando com
mestres ou professores, recebendo sua graduação de acordo com o nível
técnico adquirido durante determinado tempo de treinamento.
50- Batuque - Jogo semelhante ao da capoeira, onde oponentes dão pernadas um no outro tentando derrubar.
51- Benção - Golpe desequilibrante e traumatizante de capoeira, que atinge o adversário com um pontapé frontal com o solo do pé.
52- Berimbau - Instrumento de percussão comanda a roda de capoeira, manda no ritmo e no jogo.(cabaça, arame e um pedaço de pau.).
53- Berimbau de boca
- Tipo de berimbau usado por velhos angoleiros, e cuja corda,
de capo-tambo, era dedilhada ou percutida com uma faca ou
vareta, a medida que o tocador corre os dentes por ela para obter
efeitos variados de som.
54- Besouro Mangangá - Lendário capoeirista de Santo Amaro /BA.
55- Bico de Papagaio
- Movimento acrobático em que o capoeirista apoia uma das mãos
no chão, ao lado do corpo, elevando as duas pernas, chutando
em direção ao próprio rosto com a perna contraria a mão de apoio.
56- Bimba - Mestre de capoeira que criou o estilo Regional.
57- Biriba - Madeira da qual é feito o berimbau.
58- Boca de Siri
- Golpe onde o capoeirista puxa para frente, segurando na boca
da calça das duas pernas do adversário com o objetivo de derruba-lo.
59- Brincar - “Jogar”.
60- Cabeçada - Golpe desequilibrante e traumatizante em que o capoeirista se lança de cabeça contra o adversário.
61- Cabecero - Corrutela de Cabeceiro.
62- Camará - Compadre; colega do capoeira; Corrutela de camarada; companheiro, parceiro de jogo ou de roda.
63- Camboatá - Peixe de água doce / “o que anda pelo mato”.
64- Candieiro - Lanterna feita de lata, o combustível é o querosene.
65- Capim Cortado - Negativa em que o indivíduo arrasta a perna para trás, em movimentos circulares contínuos.
66- Capitão do Mato - Indivíduo que se dedica à captura de escravos fugitivos.
67- Capoeiras - Jogo atléticos, constituídos por um sistema de ataque e defesa, de caráter individual
e origem folclórica genuinamente brasileira, surgida entre os
escravos procedentes da África, no Brasil Colônia, e que,
apesar de interessante perseguido até as primeiras décadas do século
XX, sobreviveu à repressão e atualmente se amplia e se
institucionaliza como prática desportiva regulamentada.
68- Capoeira Angola - Capoeira que surgiu na época da escravidão. Possui ritmo lento, trabalha com a ginga e malícia dos jogadores.
69- Capoeira Regional
- Capoeira mais defensiva, onde os movimentos são mais
rápidos, há a introdução de golpes de outras lutas e o jogador
está quase sempre de pé. Tem caráter desportivo, é praticada com método,
exercícios físicos, possui regras e pode ser praticada em
campeonatos.
70- Capoeirista - Jogador de capoeira.
71- Cavalaria
- Toque de berimbau usado para avisar a aproximação
indesejada, senhores de engenho, capitão do mato e mais tarde a polícia.
72- Caxinguelê - Menino que joga capoeira.
73- Caxixi
- Chocalho, saquinho de palha ou cipó, com o fundo de cabaça,
que acompanha o berimbau, tocado junto à mão que segura a baqueta.
74- Chapa
- Golpe traumatizante em que o capoeirista, de lado para o
adversário, eleva uma perna flexionada e estende chutando o abdômen
com a planta do pé.
75- Chapa de Chão
- Golpe em que o capoeirista, de lado para o adversário e com
as duas mãos e um pé no chão, eleva a outra perna flexionada e estende
chutando o oponente com a planta do pé.
76- Chapa Giratória - Golpe traumatizante onde o capoeirista gira o tronco e aplica a chapa.
77- Chapa Pulada - Golpe em que o capoeirista salta para frente aplicando a chapa no adversário.
78- Chapéu de Couro - Movimento em que o indivíduo desce na negativa e sobe no martelo voador.
79- Chula - Pequenas canções de improviso que seguem a ladainha, geralmente é cantada para alguém que está na roda.
80- Chulipa -
Golpe desequilibrante e traumatizante em que o capoeirista
primeiro chuta o calcanhar do oponente e em seguida aplica o martelo.
81- Cintura Desprezada - Jogo de Balão, ou seja, movimentos em que o capoeirista arremessa seu adversário para o chão.
82- Cocorinha -
Movimento de esquiva em que o jogador fica de cócoras, com uma
das mãos no chão e a outra na guarda, defendendo o rosto.
83- Cocorinha Lateral
- Movimento de esquiva em que o jogador fica de lado, de
cócoras não tão baixa com os dois braços na guarda, defendendo o
rosto.
84- Coice de Mula - O capoeirista planta uma bananeira ou entra com um aú, encolhe as pernas e estende no peito do adversário.
85- Coité -
Fruta redonda de casca dura que depois de seca também pode ser
usada no lugar da cabaça no berimbau; Localidade no estado da
Paraíba.
86- Comprar Jogo ou Jogo de Compra
- Um capoeira que está na roda batendo palma ou tocando
instrumentos, entra na roda, posicionando -se de frente para o
jogador com que vai jogar e as costas para quem vai sair, que
geralmente entrou primeiro quando não depende de graduação para jogar
na roda.
87- Contra-golpe - Contra ataque, responder a uma iniciativa.
88- Contra-Mestre - Uma graduação anterior a de Mestre, anos de dedicação e estudo a capoeira.
89- Corda - Corda feita de algodão que o capoeirista coloca na cintura para identificar a sua graduação.
90- Cordão - mesmo que corda.
91- Cordel - Corda transada de lã ou nylon, também usadas por capoeiristas para identificar a graduação.
92- Corridos
- Aceleração do ritmo que o caracteriza, juntamente com o
verso do cantador que é curto e o refrão do coro que repete parcial
ou total.
93- Corta-Capim - O mesmo capim-cortado com diferença que arrasta a perna em sentido contrário, ou seja, para frente.
94- Crocodilagem - Armação em que no jogo duro em que se submete, o capoeira a uma situação de inferioridade e deslealdade.
95- Cutilada - Golpe aplicado com a mão aberta e na posição horizontal atingindo o adversário com a ponta dos dedos.
96- Dandara - Nome da mulher de Zumbí dos Palmares.
97- Dobrão - Forma de moeda feita de aço, bronze e ouro.
98- Esquenta Banho
- Luta de capoeira sem acompanhamento de instrumentos, após a
aula na academia de Bimba para um jogo rápido e apressado.
99- Esquiva - Movimento de defesa.
100- Esquiva Atrás ou na Ginga
- Movimento de defesa em que o indivíduo flexiona uma perna e
estende a outra para - atrás, colocam o joelho no peito, braço
na guarda e a mão do lado da perna flexionada.
101- Esquiva Lateral ou de Frente -
Movimento de defesa em que o indivíduo flexiona uma perna e
estende a outra para o lado, inclinando o corpo para o lado da
perna flexionada, com a mão no chão do lado da perna, dando as
costas para o golpe, sempre saindo.
102- Esquiva Lateral Alta - A mesma lateral, sem a mão no chão.
103- Eu ia - Movimento em que o indivíduo ameaça dar uma ponteira e dobra a perna atrás da perna estendida, formando um quatro.
104- Faca de Ticum - Faca de madeira ou de palmeira.
105- Faca de Tucum - Faca de osso, de animal ou de gente.
106- Feitor - Capataz.
107- Floreios
- Movimento acrobático no chão ou no ar são movimentos bonitos
da capoeira, saltos, giros de mão ou de cabeça, enfeitam a capoeira.
108- Formatura - Cerimônia que consagra um novo Mestre de Capoeira.
109- Galopante - Golpe lateral traumatizante aplicado com uma das mãos abertas, na lateral do rosto do oponente.
110- Gameleira - Árvore de grande porte utilizada par fabricação de canoas, vasos e gamelas.
111- Jereba - Nome próprio ou apelido.
112- Ginga - Balanço do corpo de um lado para outro, ritmado, que exprime cadência no jogo da capoeira.
113- Godeme - Golpe traumatizante aplicado com o cotovelo.
114- Golpe - Movimento de ataque e defesa.
115- Golpe desequilibrante - Golpes que visam tirar o adversário do eixo, desequilibrando-o.
116- Golpe Direto - Golpes em que se aplica de frente, sem girar o corpo. Ex. ponteira, benção, martelo, pisão... .
117- Golpe Traumatizante - Socos, chutes e cabeçadas.
118- Graduado - todos que tem alguma graduação na capoeira, mas geralmente é usado para denominar pessoas mais antigas na capoeira.
119- Gravata - Golpe sufocante aplicado com o braço no pescoço do adversário.
120- Gunga - Berimbau com a cabaça bem grande.
121- Iaiá - Diminutivo de sinhá, senhora.
122- Iaiá, Ioiô - Termos usados por escravos às filhas e filhos dos senhores de engenho ou feudais.
123- Ioiô - Diminutivo de senhô, senhor.
124- Idalina - Jogo e toque de capoeira coma utilização de navalhas.
125- Iê -
Interjeição que a capoeira significa silêncio ou atenção, pare
ou usado para interromper um jogo ou para trocar de jogadores e começar
e finalizar rodas.
126- Instrutor - Estágio onde o aluno se prepara para ser professor.
127- Iuna
- Toque de berimbau sem canto criado por Mestre Bimba, jogado
por alunos mais graduados e se predomina o floreio, é um “jogo bonito
de se ver”; É também um toque fúnebre, tocado na morte de um
capoeira.
128- Jogo
- Movimentos que dois capoeiristas fazem, um com ataque e o
outro se defendendo e contra-atacando, dentro de um ritmo. Jogo de
capoeira.
129- Jogo de Dentro - Jogo semelhante ao de angola onde prevalece à técnica de seus praticantes.
130- Jogo Duro - Jogo de regional arrochado de contato, para pegar mesmo.
131- Jogo de Fora - jogo de capoeira regional, mais solto.
132- Ladainha -
Canto usado para iniciar a roda de capoeira, onde o
capoeirista narra uma estória ou período da escravidão ou enaltece algum
capoeirista por seus feitos heróicos.
133- Leque -
Movimento acrobático em que apóia uma das mãos no chão, ao
lado do corpo, elevando as duas pernas, chutando rumo ao próprio rosto
com a perna contrária a mão de apoio.
134- Leque de Cotovelo - o mesmo do leque, só que apóia com o cotovelo no chão.
135- Ligeiro - Rápido, ágil, esperto.
136- Luanda - Capital de Angola, uma cidade africana.
137- Macaco
- Movimento acrobático em que o capoeira apóia uma mão no chão
atrás do corpo agachado e salta apoiando a outra mão, levando
os pés juntos ou separados.
138- Macaco Arrependido - Faz o macaco, para no alto e retorna em uma mola (quique de cabeça).
139- Macaco Invertido - Faz o macaco, no alto gira 180º.
140-
Macaco Pulado - Movimento em que o capoeirista apóia uma mão
no chão e salta com os dois pés juntos de lado, tendo como alvo
seu adversário.
141- Maracangalha
- Designa um lugarejo no estado da Bahia. Famoso no mundo da
capoeira, devido às inúmeras façanhas do terrível capoeirista
Besouro.
142- Martelo
- Golpe traumatizante em que o indivíduo levanta a perna
flexionada estendendo e chutando o rosto do adversário com o dorso do
pé, tendo o pé de apoio e o tronco virado para o lado em que a
perna levanta e chuta.
143- Martelo Cruzado - Golpe traumatizante em que o capoeirista ameaça dar uma rasteira e sobe aplicando um martelo.
144- Martelo Rodado
- O capoeirista dá um giro como armada, batendo a outra perna
que estava apoiada como um martelo, girando e voltando a
posição de ginga.
145- Meia-Lua de Compasso
- Golpe traumatizante em que o capoeirista da um passo,
ficando de costas para o oponente, flexiona uma perna, apoia as
duas mãos no chão (ou uma só) e ergue a outra perna fazendo um
semicírculo no ar, retornando a posição de ginga.
146- Meia-Lua de Frente
- Golpe em que o indivíduo ergue a perna na posição de base ou
ginga com a de trás, descrevendo um semicírculo de fora para
dentro no ar, retornando a posição de base ou ginga.
147- Mestre - Nível mais elevado da capoeira.
148- Mola
- Movimento acrobático em que o indivíduo põe as duas mãos no
chão, tenta colocar o pé no nariz e joga o corpo para frente parecendo
que deu um quique de cabeça.
149- Mortal Chutado - Movimento acrobático em que o indivíduo da um ponteiro, virando em seguida um salto mortal de costas.
150- Mortal de Costas - Movimento acrobático em que o capoeirista salta para trás sem colocar as mãos no chão, caindo em pé.
151- Mortal de Frente - Movimento acrobático em que o capoeirista salta para frente sem colocar as mãos no chão, caindo em pé.
152- Mortal de Perna
- Salto onde o capoeirista estende uma das penas e o seu
companheiro de jogo segura-a jogando para cima ajudando a fazer
um mortal.
153- Mortal Duplo - O capoeirista da um mortal e dois giros no ar.
154- Mortal Esticado - O indivíduo da um mortal e estica o corpo no alto.
155- Mortal Jogado
- Salto onde o capoeirista pisa nas mãos cruzadas do camarada
de jogo e é jogado para trás fazendo um mortal e caindo em pé.
156- Mortal Meia-Pirueta - Mortal onde o indivíduo da um giro de 180º graus no ar e cai em pé, mortal invertido.
157- Mortal Pirueta
- Movimento acrobático onde o indivíduo da um salto fazendo um
giro de 360º graus no ar em rotação do tronco e por cima dele
mesmo (gira em dois sentidos ao mesmo tempo), caindo em pé.
158- Navalha
- Instrumento cortante, usado no jogo de capoeira no início do
século, que consta de uma lâmina e de um cabo com dispositivo para
resguardar o fio da mesma lâmina, quando se fecha.
159- Negativa -
Movimento de esquiva em que o jogador tendo uma das mãos
apoiada no chão e a perna do mesmo lado semiestendida para frente
senta-se no calcanhar, agachando na outra perna que está dobrada.
160- Negativa de Angola
- O indivíduo na posição da negativa apoia as duas mãos no
chão do lado da perna que esta estendida e olha para o
adversário por baixo do braço do lado da perna que esta dobrada.
161- Palmares - O maior dos quilombos, ficava em Alagoa, cerca de 100 mil negros.
162- Pandeiro
- Instrumento de percussão utilizado na capoeira, composto de
um aro circular de madeira guarnecido de soalhas, e sobre o qual se
estica uma pele, bati com a mão, cotovelos, joelhos e até mesmo com
os pés.
163- Papai Quero Voar
- Mortal onde o indivíduo é ajudado por um colega que coloca
as mãos com as palmas viradas para cima embaixo dos seus pés
dando impulso para realizar o movimento.
164- Parada de Angola - Usado no jogo de angola, para descansar ou para trair o oponente.
165- Parada de força - Toda parada de mão em que os pés apontam para o chão e o indivíduo utiliza-se de força física.
166- Parada de Mão - O mesmo que bananeira.
167- Parada de Sete - Ponte onde o indivíduo tira os pés do chão segurando o corpo com a força de suas mãos.
168- Parafuso
- Movimento em que o indivíduo da uma armada e simultaneamente
chuta um martelo com a outra perna, caindo primeiro com a perna que deu
a armada e depois com a que deu o martelo, finalizando o golpe
na mesma posição.
169- Parafuso Mortal - Parafuso em que o capoeirista une as duas pernas no ar e cai com as duas pernas ao mesmo tempo.
170- Passada - Movimento que o capoeirista faz geralmente para derrubar ou passar para as costas do adversário.
171- Pastinha -
Vicente Ferreira Pastinha (1889 - 1983) - Mestre de Capoeira
Angola muito famoso e um dos mais importantes, pois ele que “resgatou”
a capoeira angola, que é à base de toda a capoeira, ele pegou a
capoeira de rua e deu objetivos e fundamentos, organizou e
moralizou a capoeira angola, montou academia em Salvador.
172- Patuá - Amuleto protetor.
173- Pé do Berimbau - Posição em frente ao berimbau.
174- Pião
- Movimento em que o indivíduo apoia a cabeça e as mãos no
chão, abre as pernas, da um impulso com as mãos tirando-as do chão e
dando um giro de 360º graus.
175- Pisão
- Golpe traumatizante onde o capoeira lança rapidamente a
perna que está atrás da ginga ou na base, contra o adversário atingindo
a região do abdome com o calcanhar.
176- Pulo do Gato - Salto de costas em que o indivíduo coloca as duas mãos no chão gira e cai em pé.
177- Pulo do Gato de Frente - Salto para frente com as duas mãos no chão.
178- Puxada de Rede
- Peça teatral, encenada por capoeiristas, que simula uma
pescaria, e geralmente é demonstrada em apresentações e cerimônias
de batismo.
179- Quadra -
As quadras são pequenas ladainhas com versos compostos de
quatro a seis linhas sem interrupção, de conteúdo variável, algumas
vezes fazendo sotaques ou advertências jocosas a algum companheiro
ou fatos ou lendas de roda.
180- Queda - Caminho ‘básico para perder vantagem no jogo. Levar o companheiro ao solo.
181- Queda de Quatro - Cocorinha ou esquiva onde o indivíduo enverga o corpo para trás e apóia as duas mãos no chão.
182- Queda de Rim
- Movimento em que o indivíduo, na posição negativa, flexiona o
braço do lado da perna que esta estendida, deixa as duas mãos
paralelas e eleva as duas pernas para cima.
183- Queda de Três
- Cocorinha ou esquiva onde o indivíduo enverga o corpo para
trás e apóia as duas mãos no chão e deixa um pé levantado como
se fosse dar uma ponteira para se defender do oponente.
184- Queixada
- Golpe em que o capoeirista cruza uma perna por trás da
outra, ficando de lado para seu adversário, levantando a perna que
esta na frente descrevendo um semicirculo no ar, retornando à
posição inicial.
185- Queixada de frente
- Golpe em que o indivíduo levanta a perna que está atrás no
movimento da ginga, descrevendo um semicirculo de dentro para
fora no ar, retornando à posição inicial.
186- Queixada de Gancho
- Golpe em que o indivíduo levanta a perna que está atrás no
movimento da ginga, descrevendo um semicirculo de dentro para
fora no ar, como na queixada quebrando o movimento puxando o calcanhar
para trás dando uma calcanheira.
187- Queixinho
- Chute frontal em que o adversário ergue a perna flexionada,
estendendo-a com o objetivo de chutar embaixo do queixo do adversário,
parece a ponteira.
188- Rabo de Arraia - Meia lua de compasso sem as mãos no chão.
189- Rasteira
- Golpe desequilibrante em que o capoeirista, apoiando uma das
mãos, se agacha sobre uma perna, enquanto a outra, esticada, descreve
um semicirculo para frente, procurando arrastar e derrubar o
adversário.
190- Rasteira Baiana
- Rasteira onde a perna que arrasta o adversário, descreve um
semicirculo para trás. Pode ser chamada de rasteira ao contrário.
191- Roda
- Círculo formado por capoeiristas onde duas pessoas, ao
centro, jogam capoeira, sendo substituídas por outras ao decorrer do
jogo, enquanto as pessoas que estão em volta batem palmas e
respondem o coro cantado e tocado por capoeiristas.
192- Roda de Pau
- Jogo de capoeira mais agressivo, com golpes traumatizantes,
onde os capoeiristas estão quase sempre em pé e tem como alvo acertar
o oponente.
193- Roda Gigante - Movimento em que o capoeirista faz um macaco em pé, jogando uma perna e depois a outra.
194- Rolamento de Costas - Movimento que se faz girando o corpo para trás, sobre a cabeça, e voltando a posição normal.
195- Rolamento de Frente - Movimento que se faz girando o corpo, para frente ou para trás, sobre a cabeça e caindo de lado.
196- Role
- Movimento em que o capoeirista desce na negativa fazendo uma
volta de 360º graus para o lado em que a perna esta esticada,
retornando a posição de ginga.
197- S Dobrado
- Ameaça de rasteira onde o capoeirista na posição da
negativa, chuta para trás com a perna que está estendida, subindo num
macaco sem colocar o pé no chão.
198- Samba de Roda - Roda de capoeira para homens e mulheres, sempre em casais, onde estas sambam e se divertem.
199- Samba Duro - É o samba só para homem, onde eles sambam e emitem golpes tentando derrubar os adversários.
200- Santa Maria - Toque de Berimbau.
201- São Bento - Santo protetor dos capoeiras.
202- São Bento - Grande de Bimba - Toque de berimbau, inventado por Mestre Bimba.
203- São Bento Grande Regional - Toque de berimbau inventado por Mestre Bimba.
204- São Bento Pequeno - Toque de berimbau.
205- Sapinho - O capoeirista faz uma negativa, trocando-a de lado para outro sucessivamente.
206- Senzala
- Local onde morava a escravaria, sob o comando de um senhor /
Também é o nome do grupo de capoeira mais famoso do Brasil Centro
Cultural Senzala de Capoeira Fundado em 1964 por Mestre Peixinho.
207- Sequência de Bimba – Sequência de golpes e movimentos criados por Bimba para a Capoeira Regional.
208- Sinhá - Corrutela de Senhora.
209- Senhô - Corrutela de Senhor.
210- Suicida - Salto para cima seguido de rolamento.
211- Ticum - Faca de madeira.
212- Tucum - Faca de osso de animal ou de gente.
213- Telefone - Tapa que se aplica, simultaneamente, com as mãos em concha, nos dois ouvidos do adversário.
214- Tesoura de Costa
- Golpe desequilibrante em que o capoeirista entra numa
rasteira baiana, coloca uma das mãos no chão, jogando a outra
perna no abdômen do adversário, derrubando-o para trás.
215- Tesoura de Frente
- Golpe desequilibrante em que o capoeirista entra numa
rasteira de frente, jogando a outra perna no abdômen do adversário,
colocando as duas mãos no chão, derrubando-o para trás.
216- Tesoura de Pescoço
-Golpe desequilibrante em que o capoeirista, apoiando as mãos
no chão, procura prender com as pernas o pescoço do adversário
para derrubá-lo.
217- Tesoura Voadora - Tesoura de frente onde o oponente pula para aplicar o golpe.
218- Tombo da Ladeira
- O capoeirista dá uma estrela, o oponente entra em baixo do
golpe, aplica uma cabeçada e puxa-o em seguida pelos braços,
arremessando -o para frente, o capoeirista sai num mortal de frente.
219- Vadiar - Jogar capoeira por prazer, por divertimento; na época da escravidão a vadiação era nas horas de lazer e descanso.
220- Vara ou Verga - Pedaço de madeira que é composto o berimbau.
221- Vingativa
- Golpe em que o indivíduo posiciona-se lateralmente e coloca
uma das pernas atrás das pernas do adversário empurrando-o para
trás com o braço aberto.
222- Voadora - O capoeirista corre e aplica uma chapa pulada.
223- Volta ao Mundo
- Quando dois capoeiristas interrompem o jogo, correndo em
círculo e descansando em seguida, cuidado, está dentro da roda.
224- Vôo do Morcego - O indivíduo corre e salta com os dois pés juntos no adversário.
225- Zum-zum-zum - Fofoca, comentários.
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