sexta-feira, 1 de maio de 2015

O QUE O ALUNO PRECISA APRENDER NO CORDEL VERDE E AMARELO?

Cordel Verde e Amarelo

ARPÃO

Golpe desferido com o joelho contra o adversário, de baixo para cima ou lateral.

AÚ AGULHA

É um AÚ no qual o praticante leva as duas mãos ao chão subindo imediatamente as duas pernas, juntando-as no alto, esticada. Ainda no alto dá-se uma torção no corpo, tocando o chão com as pontas dos pés. Inicia-se o AÚ AGULHA de lado, mas ao tocar ao chão, o capoeirista estará com a frente voltada para onde iniciou o AÚ.

AÚ CORTADO

Consiste em aplicar um AÚ quando o adversário estiver no chão. Aplica-se ao AÚ por um dos lados do adversário e, quando as pernas estiverem esticadas no alto dá-se uma torção no corpo, caindo sobre o oponente com uma das pernas esticadas, atingindo-o com o calcanhar.


BANDA

É uma rasteira com uma perna semiflexionada. Aplica-se em pé.


CABEÇADA

Golpe aplicado na região abdominal do adversário, geralmente quando ele sai de AÚ.

CHAPA NO CHÃO

É um golpe aplicado de costa ou de lado, tendo como base as duas mãos e um dos pés. Aplicando de lado e estando na negativa com a perna direita esticada, a perna que toca o adversário é a esquerda. Para aplicá-la de costas, estando na negativa, faz-se um meio giro, ou seja, uma meio rolê, ficando de costa para o adversário. Encolhe-se o perna de base, ou seja, a direita e aplica-se a pancada com a mesma, distendendo-a contra o adversário. A pancada é aplicada com a planta do pé ou com o calcanhar, distendendo a perna na horizontal ou de baixo para cima.

CHULIPA

Aplica-se uma rasteira na frente do adversário como se quisesse derrubá-lo. Se a rasteira for dada com a perna esquerda, antes de completar o giro, deve-se dar um telefone ou um galopante com a mão.

CORTA CAPIM

Uma das pernas executa giros completos sob o corpo, tendo as duas mãos e um dos pés como apoio no chão. Os pontos de apoio devem erguer-se do solo a medida que a perna passa por eles durante o movimento de giro.

MACACO

Consiste na aplicação de um salto para trás, cujo o movimento inicia-se com agachamento e a colocação da mão no chão, para trás, e do lado do corpo. Dá-se um impulso no corpo, iniciando-o na ponta dos pés, e executa-se o giro completo, para trás, terminando o salto com os pés juntos e na posição que se iniciou o movimento.

MARTELO DE CHÃO

É um martelo aplicado tendo como base uma das mãos no solo. A mão que vai ao solo é mão oposta a perna que aplica o martelo.

MEIA LUA DE COMPASSO

É um golpe no qual o participante agacha-se sobre uma das pernas e com a outra perna livre faz um movimento de rotação, varrendo a horizontal ou a diagonal. Quando inicia-se o movimento de rotação, as duas mãos tocam o solo para melhorar o equilíbrio.

MEIA LUA PRESA

É um golpe no qual o participante agacha-se sobre uma das pernas e com a outra perna livre faz um movimento de rotação, varrendo a horizontal ou a diagonal. Quando inicia-se o movimento de rotação, uma das mãos toca o solo para apoio ou equilíbrio.


MEIA LUA SOLTA

Trata-se de um salto, girando-se sobre a cabeça e estando ela para um lado. No final do movimento cai-se no chão com base de negativa, No início do giro, uma das pernas deverá estar encolhida e a outra esticada.

TOCAR PANDEIRO OU ATABAQUE




Nenhum comentário:

Quem Somos

authorAssociação de Capoeira Nagôas fundada em 1996, com sede em Petrópolis - RJ
Saiba mais →