quinta-feira, 9 de abril de 2015

CONFEDERAÇÃO

ESCLARECIMENTOS DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE PUGILISMO DA CLASSIFICAÇÃO DO CAPOEIRISTA


Os capoeiristas serão classificados nos seguintes estágios:

1º Estágio – Cordel Verde.
2º Estágio – Cordel Verde/Amarelo (entrelaçados)
3º Estágio – Cordel Amarelo
4º Estágio – Cordel Amarelo/Azul
5º Estágio – Cordel Verde/Amarelo/Azul (entrelaçados) - Contra Mestre - Cordel Branco/Verde, Cordel Branco/Amarelo, Cordel Branco/Azul, Cordel Branco.

OBSERVAÇÃO:

Nos quatro primeiros estágios, o capoeirista é considerado aluno. No quinto estágio (Cordel Azul), ele é considerado aluno formado.
Até o quinto estágio (cordel azul), as associações serão responsáveis pela graduação de seus atletas. A partir do sexto estágio e na categoria de Mestre (Branco/Verde), será prestado um exame perante a banca examinadora indicada pelo presidente da Federação local, que será composta de sete membros, sendo: um professor de Educação Física com conhecimento de Capoeira (que exigirá do candidato conhecimento didático/pedagógico de capoeira); três mestres de capoeira de indiscutível idoneidade e conhecimentos técnicos; um representante da CBP; um médico que exigirá do candidato conhecimento de primeiros socorros, e o assessor da Federação local, que presidirá a mesa.

Os membros da banca examinadora farão um relatórios da outorga do Diploma de Mestre de Capoeira, que será enviado a CBP, junto com seu Curriculum vitae, duas fotos 3x4 para registro do Diploma e confecção da Carteira e lacre, que valerão em todo o território nacional.

Para que o atleta possa ser submetido a exame para Contramestre (Cordel Verde/Amarelo/Azul), deverá ter idade mínima de 19 anos. Para que o atleta possa submeter-se a exame para Mestre (Cordel Branco/Verde), deverá ter idade mínima de 21 anos. Após dez anos de mestrado com Cordel Branco/Verde, o capoeirista passará a usar o Cordel Branco/Amarelo. Após dez anos de mestrado com o Cordel Branco/Amarelo, passará a usar o Cordel Branco/Azul. Após mais dez anos de mestrado com o Cordel Branco/Azul, passará a usar o Cordel Branco, que é o Cordel máximo que o capoeirista poderá conseguir.

OBSERVAÇÃO:

A troca de Cordel Branco/Verde para Branco/Amarelo em diante será efetuada mediante envio de ofício à Federação por aqueles que realmente estejam desempenhando seu papel junto à comunidade capoeirista.

ÚNICO – Em todo território nacional não há nenhum outro órgão que autorize oficialmente as hierarquias (Cordéis) aos capoeiristas que não a CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE PUGILISMO e suas Federações Estaduais.

Nenhum comentário:

Quem Somos

authorAssociação de Capoeira Nagôas fundada em 1996, com sede em Petrópolis - RJ
Saiba mais →