segunda-feira, 27 de abril de 2015

O QUE O ALUNO PRECISA APRENDER NO CORDEL VERDE?

Cordel Verde

GINGA

É a troca constante de base. Característica da Capoeira que consiste na movimentação de braços e pernas executados pelo capoeirista, em movimento de vai e vem, avanços e recuos, iludindo o adversário e buscando a melhor oportunidade para desferir os golpes e contragolpes.

NEGATIVA

É uma esquiva em que o praticante de Capoeira se abaixa apoiado em uma das pernas e com a outra esticada, uma das mãos no chão e a outra em frente ao rosto. Podendo também colocar as duas mãos no chão ao lado da perna que estiver esticada. A característica deste movimento geralmente é de defesa, porém, se as mãos estiverem para o lado da perna esticada, propicia ao executor a oportunidade de aplicar uma rasteira logo em seguida.

QUEDA DE QUATRO

É uma esquiva em que o praticante de Capoeira se abaixa jogando o corpo para trás, e se apoiado nas mãos, ficando, portanto, com um total de quatro apoio no solo: as mãos e os dois pés. Se o capoeira se locomover nesta posição, dá-se o nome de ARANHA.

NEGATIVA DE FUGA

É uma esquiva em que o praticante de Capoeira se abaixa apoiado em uma das pernas e com a outra esticada, uma das mãos no chão e a outra em frente ao rosto. Podendo também colocar as duas mãos no chão ao lado da perna que estiver esticada. A característica deste movimento geralmente é de defesa.


RESISTÊNCIA

É uma esquiva na qual o praticante de Capoeira se abaixa e fica com três pontos de apoio, os pés e uma das mãos. As duas pernas deverão estar dobradas e a mão que vai ao solo poderá estar por trás do corpo, pela direita ou esquerda. O corpo poderá estar curvado para trás ou mesmo erguido. O que caracteriza a resistência são os três pontos de apoio com as duas pernas dobradas.

BÊNÇÃO

O capoeirista em base, uma perna na frente e a outra atrás, procurando atingir o adversário com a perna de trás, com o calcanhar ou a ponta dos pés, sendo que a ponta dos artelhos deverão estar voltadas para cima. Também pode ser um golpe ofensivo.

MARTELO

Estando de frente para o adversário, a perna que está atrás sobe, flexionada, e distende-se para tocar o adversário. Aplica-se a pancada com o pé.

PISÃO


QUEIXADA

É um golpe traumático que se aplica estando de pé, tendo como base uma das pernas e suspendendo a outra contra o oponente, visando, especialmente, o seu queixo. A perna é deslocada retesada e a parte que toca o oponente é a lateral externa do pé.

ARMADA

MEIA LUA PRESA

MARTELO DA NEGATIVA

QUEDA DE QUATRO E CHAPA

MEIA LUA DE FRENTE OU PASSA PÉ

É um golpe que pode ser aplicado de duas formas:

a) A perna de trás sai esticada fazendo um movimento de giro de fora para dentro. A parte que toca o adversário é a parte lateral interna do pé.
b) A perna detrás sai esticada fazendo um movimento de giro de dentro para fora. A parte que toca o adversário é a parte lateral externa do pé. 

AÚ SIMPLES


É um movimento característico da Capoeira no qual o praticante leva as duas mãos ao chão subindo imediatamente as duas pernas, geralmente esticadas, e caindo em pé. É sempre feito para o lado, sendo que possui diversas variações, pois uma das pernas, ou mesmo as duas, também poderão passar encolhidas para maior defesa do corpo. A perna que dá o impulso é a perna do lado que se vai aplicar o AÚ. A perna que primeiro atinge o chão é justamente a outra que ao fim do golpe, se dobra um pouco para melhorar atingir o chão. Também pode ser um golpe ofensivo.


OUTROS MOVIMENTOS

COCORINHA

É uma esquiva de capoeira na qual o participante se abaixa, de frente par o adversário, com o braço protegendo o rosto, não sendo admitido que as mãos toquem o chão. O apoio do corpo deverá ser apenas sobre os dois pés, podendo estar estes sobre as pontas ou não.


RASTEIRA

É um movimento de Capoeira no qual o praticante busca desequilibrar o seu oponente, abaixando-se e aplicando um rapa com o pé, que passa rente ao chão.


TESOURA DE CHÃO

É um movimento no qual o praticante de Capoeira procura atingir o pé de apoio do adversário, esticando a perna que esta encolhida formando uma tesoura com a outra que já estava no chão.

VOLTA AO MUNDO

É um ritual existente no jogo de Capoeira Regional. Quando um dos capoeirista bate palmas por trás, pelas costas, está convidando o oponente para que o acompanhe, afim de descansar. É obrigatório acompanhá-lo, sendo que o convidado não deve atacar.

RECONHECIMENTO DO INSTRUMENTOS LIGADOS À CAPOEIRA



Nenhum comentário:

Quem Somos

authorAssociação de Capoeira Nagôas fundada em 1996, com sede em Petrópolis - RJ
Saiba mais →